Meditação e seus Benefícios - Dicas para iniciantes.

A meditação é uma prática simples e seus benefícios são muitos, além de relaxar, ela também pode trazer cura e relações melhores, tanto na vida pessoal como com outras atividades do dia a dia, como dormir melhor, ter uma relação mais saudável com a comida, mais compreensão e novas ideias.

Isto porque a ansiedade pode ser a causadora de distúrbios alimentares e o mal aproveitamento do seu tempo, causando tumulto desnecessário em sua vida.

Então, respire fundo e vamos dar os primeiros passos para ter uma vida mais tranquila e saudável.

Reserve um tempo para meditar
Para conseguir ter uma boa rotina, é importante que reserve um tempo e tenha uma rotina, portanto escolha um horário que tenha disponibilidade todos os dias, alguns minutos já farão uma grande diferença.

Escolha um local que você se sinta confortável, pode ser um tapete, uma almofada ou uma cadeira, você escolhe, não tem uma posição obrigatória.

A meditação pode ser feita de maneiras diferentes, focando no presente por exemplo, construindo uma nova consciência alimentar ou para dormir melhor, enfim são diversos os benefícios.

Meditação da atenção plena.

Para quem está iniciando, não é fácil varrer todos os pensamentos e ficar focado apenas na respiração, pois a mente vagueia e a todo momento saímos desta concentração, então é normal que isto aconteça várias vezes.

O importante é manter a consciência e voltar a sua respiração com calma.

Um especialista em meditação pode ajudar no início, caso você queira, pessoalmente ou por vídeos de meditação guiada.

A meditação da atenção plena pode ajudar nos momentos estressantes, despertando e abrindo o coração, não é deixar seus pensamentos vagarem e não se trata de tentar esvaziar sua mente.

Em vez disso, a prática envolve prestar muita atenção ao momento presente, nos próprios pensamentos, emoções e sensações.
Então exercite!

Já escolheu o local, a posição mais confortável, pare e tente relaxar, concentre-se na sua respiração.

É inevitável que logo sua mente comece a vagar em pensamentos, sonhando acordado e provavelmente julgando ao outro ou a si mesma.

Quando isso acontecer, simplesmente observe o que você estava pensando ou o que o estava distraindo, então pare um momento, tenha a consciência de tudo e volte calmamente sua atenção para sua respiração, este é um processo natural.

E sim, sua mente voltará a vagar novamente, não se culpe, seja gentil com você, e volte sua atenção para a meditação, a prática em voltar é o mais importante, pois é fato que a mente está sempre trabalhando.

Mas você também pode escolher uma “Meditação Guiada de Atenção Plena” no Youtube, escolha um tempo pequeno para começar, pode ser de um minuto, e depois vai aumentando, para 5, 10 e até conseguir mais.

Meditação de Varredura.

Nesta prática, ao invés de manter sua atenção na sua respiração, a varredura envolve focar sistematicamente em diferentes sensações e áreas, da cabeça aos dedos dos pés.

Depois e se instalar em um local confortável, respire fundo e comece a sentir cada parte do corpo, iniciando pela cabeça, do couro cabeludo, para o rosto, orelhas, experimente as sensações, indo a cada detalhe de seu corpo com calma.

A princípio, pode parecer que você não sente nada, mas à medida que você progride, vai começar a notar um mundo inteiro de novas sensações.

Alguns dos sentimentos podem ser agradáveis, um calor suave, um peso confortável, outros neutros e alguns desagradáveis.

Você pode até mesmo sentir dor, se for necessário mova-se para aliviar, mas não rotule como uma má experiência.

É normal que sua mente também comece a vagar, apenas pare e volte gentilmente a tenção para seu corpo.

O que é meditação?.

A meditação nada mais é que uma maneira de treinarmos nossa mente, que está sempre vagando em pensamentos do passado ou futuro, trazendo você para o presente com menos estresse e mais equilíbrio para as situações de hoje.

Pois nossa mente tem um vício em focar sempre no que já passou ou no que ainda não chegou, deixando o momento do presente sem a sua atenção, causando desequilíbrio e insatisfação.

A Meditação Plena, muito popular, trabalha sua mente para o presente, o momento que está sentado em uma almofada e relaxando, com exercidos simples de respiração, não deixando que sua mente vagueie por outros caminhos.

Não é hora de olhar o futuro ou avaliar o passado, apenas focar no momento, parece fácil, mas exige prática e concentração.

A meditação da atenção plena foi inspirada nas práticas budistas, e é usada para reduzir ansiedade e estresse, manter o foco, a tranquilidade e o equilíbrio.

Depois que desenvolver a meditação Plena e de Varredura, você pode tentar meditar enquanto caminha, não é preciso estar sentado ou de pernas cruzadas, isto envolve a mente.

Um exercício interessante para tentar é a alimentação consciente.

Escolha um alimento, pode ser algo simples na primeira vez, como uma fruta, prepare-se como de costume, pegue o alimento e sinta seu cheiro, olhe com atenção suas cores e formas, com calma de sua primeira mordia, sinta a textura o sabor, mastigue sem ansiedade.

Veja o que sente ao engolir e como o alimento chega até seu estomago. Não se apresse, sinta o momento para sua segunda mordida.

Perceba se enquanto mastiga, já está pensando na segunda mordia.

Este exercício pode ajudar muito nos casos quem que a pessoa come por ansiedade, impulso ou estresse.

Quando estiver preparado pode mudar para ouros alimentos, como uma refeição mais completa.

Quando temos uma alimentação consciente, percebemos melhor quando ela é feita por fome ou apenas por hábitos ou sentimentos de estresse.

Sinta as sensações que te levam a comer, está com fome ou ansioso pela próxima mordida.

Crie uma relação melhor com o que põe para dentro de seu corpo, estudos indicam que esta prática pode trazer perda de peso.

Inicie suas práticas de Meditação sem criar expectativas, pois ela exige mais do que parece, não é tão simples, faça com calma e não se martirize.
Supere a cada dia seus obstáculos!


Se você gostou deixe nos comentários abaixo.